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Abril pela Segurança do Paciente

m comemoração ao Dia da Segurança do Paciente, celebrado em 1º de abril, o HRC dedicou todo o mês ao tema, reforçando o compromisso com a segurança e o bem-estar dos nossos pacientes. Para iniciar as ações, lançamos a pesquisa de Cultura de Segurança do Paciente, uma ferramenta que visa avaliar e aprimorar a conscientização, práticas e atitudes da equipe em relação à segurança, promovendo uma cultura organizacional mais segura e responsável.

Durante o mês, também foi reforçada a importância da Meta 3, com o tema “Segurança Medicamentosa – A Chave Está na Precisão de Cada Ação!”. Essa iniciativa teve como objetivo alertar e capacitar os colaboradores quanto à importância de práticas seguras no manejo de medicamentos, minimizando riscos e garantindo a segurança do paciente. Para isso, foram elaborados e divulgados cartazes educativos, além de visitas das farmacêuticas às alas, onde conversaram com os profissionais, esclarecendo dúvidas e reforçando  as boas práticas.

Além dessas ações, com o objetivo de reforçar as barreiras adotadas pela instituição em relação às Metas de Segurança do Paciente, os colaboradores participaram de um treinamento lúdico, com vídeos curtos ilustrando a jornada do paciente dentro do hospital, seguidos por um quiz interativo. A atividade utilizou uma plataforma online baseada em jogos, aplicada como ferramenta de aprendizagem em contextos educacionais. Essa abordagem permitiu a interação por meio de perguntas e respostas dinâmicas, reforçando o conteúdo de forma prática e envolvente. As atividades aconteceram de maneira leve e atrativa, promovendo maior engajamento e compreensão por parte das equipes.
Essas ações reafirmam nosso compromisso contínuo com a excelência e a segurança no cuidado à saúde.