Profissionais de Saúde

Atenção Multiprofissional

Enquanto membro do Sistema Único de Saúde o HRC trabalha alinhado com as práticas do cuidado integral à saúde preconizado pela
Constituição Federal e que prevê uma atenção à saúde realizada pelo conjunto de profissões, garantindo ao usuário a atenção multiprofissional e interdisciplinar e que leve em conta as diversas determinantes dos processos de saúde e doença.

 

A equipe multiprofissional atua integradamente compartilhando informações sobre a evolução do paciente, as necessidades de recursos tanto no âmbito social como de diagnóstico e terapia, definição do plano de continuidade de cuidados após alta com inserção de familiares/responsáveis no Grupo de Cuidadores, entre outras ações, com o objetivo de encaminhar soluções e

unificar os diferentes conhecimentos teóricos e métodos de abordagem para benefício global e satisfatório do cliente.

 

Compõem a equipe assistencial do HRC:

Realiza avaliação e atendimento psicológico individual, e em grupos, aos pacientes de todas as faixas etárias, envolvendo: crianças, adolescentes e pessoas adultas, estendendo, conforme o caso, o atendimento para os familiares dos pacientes;

Atende em todas as unidades de internação tendo como referencial teórico a Psicoterapia Breve Focal;

Acompanha os pacientes e atua junto à equipe multiprofissional, objetivando o cuidado integral.

A atuação do psicólogo no Hospital-Dia tem como objetivo favorecer o processo de adaptação da criança e seu acompanhante no pré-operatório de cirurgia infantil eletiva, contribuindo na recuperação pela diminuição do estresse decorrente do evento cirúrgico. Os familiares e crianças tem a possibilidade de entender os passos pelos quais vão passar, conhecem o nome dos profissionais que ficam com eles até a alta, tornando o ambiente menos hostil e facilitando a adequação de pacientes e familiares durante a internação e procedimento cirúrgico.

A psicologia faz atendimento ambulatorial às Vítimas de Violência Sexual favorecendo o fortalecimento emocional e retomada as rotinas da vida cotidiana.

A equipe de enfermagem é composta pelos profissionais: enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem; que juntos assistem o paciente de forma a atender às suas necessidades.

Para o desenvolvimento de suas práticas esses profissionais adotam a Sistematização da Assistência de Enfermagem (S.A.E) como metodologia para planejar suas ações, aplicar seus conhecimentos, realizar cuidados especializados e avaliar a assistência prestada. Ao definir os diagnósticos e as intervenções necessárias é possível prestar assistência individualizada, humanizada, de qualidade, segura, com embasamento científico e voltada para resultados.

Nesse sentido, várias ações são realizadas de modo interdisciplinar para que melhores resultados sejam alcançados no cuidado integral do paciente.

 

Estratégias Adotadas:

Emprego de protocolos para:

Avaliação de risco e assistência de enfermagem

 

  • protocolo de Avaliação de Risco e Prevenção de Queda;
  • Protocolo de Prevenção de Flebite;
  • Protocolo de UPP.
 
Padronização de práticas e realização de medição:

 

 
Utilização do método “Primary Nursing” como forma de organização do trabalho
 
Uso de boas práticas para a segurança do paciente:
  • Uso de dupla identificação;
  • Check list para cirurgia segura (sign in; time out; sign out);
  • Dupla checagem de programação de bomba de infusão;
  • Rastreabilidade de materiais esterilizados.

Realiza avaliação e atendimento psicológico individual, e em grupos, aos pacientes de todas as faixas etárias, envolvendo: crianças, adolescentes e pessoas adultas, estendendo, conforme o caso, o atendimento para os familiares dos pacientes;
Atende em todas as unidades de internação tendo como referencial teórico a Psicoterapia Breve Focal;
Acompanha os pacientes e atua junto à equipe multiprofissional, objetivando o cuidado integral.
A atuação do psicólogo no Hospital-Dia tem como objetivo favorecer o processo de adaptação da criança e seu acompanhante no pré-operatório de cirurgia infantil eletiva, contribuindo na recuperação pela diminuição do estresse decorrente do evento cirúrgico. Os familiares e crianças tem a possibilidade de entender os passos pelos quais vão passar, conhecem o nome dos profissionais que ficam com eles até a alta, tornando o ambiente menos hostil e facilitando a adequação de pacientes e familiares durante a internação e procedimento cirúrgico.
A psicologia faz atendimento ambulatorial às Vítimas de Violência Sexual favorecendo o fortalecimento emocional e retomada as rotinas da vida cotidiana.

Os principais objetivos da equipe de fisioterapeutas do HRC são minimizar os efeitos da imobilidade no leito; prevenir e/ou tratar as complicações respiratórias e motoras; além de promover qualidade de vida. A equipe realiza atendimentos exclusivamente nas unidades de internação adulta e infantil e também participa das reuniões da equipe multidisciplinar, promovendo um intercâmbio de informações para uma maior efetividade nas condutas e na utilização dos recursos disponíveis.

Na UTI Adulto, a Fisioterapia atua diariamente na assistência aos pacientes com complicações respiratórias e motoras, a fim de evitar agravos como pneumonia e síndrome do imobilismo, e com isso também diminuir o tempo de internação. É ainda responsável pelas aferições rotineiras da pressão do cuff, evitando a ocorrência de broncoaspiração e lesões de traqueia.

Na UTI Neonatal, a Fisioterapia atua nas diversas patologias pulmonares, através de manobras manuais que auxiliam na remoção de secreções e na reexpansão pulmonar. Junto com a equipe médica, os profissionais atuam no gerenciamento da ventilação mecânica, para diminuir o tempo necessário deste suporte e evitar complicações como a lesão de septo. Como ação diferenciada, foi realizada prevenção das lesões de septo nasal: um plano de melhorias foi traçado, incluindo treinamentos com a equipe de enfermagem.

Como resultado, o índice de lesão de septo nasal em pacientes em uso de CPAP com prong nasal foi zero.

Nas enfermarias, a equipe de Fisioterapia atua na prevenção e tratamento das complicações respiratórias e motoras. Para isso, utiliza diversos recursos como incentivadores respiratórios, ventilação mecânica não-invasiva, andadores, muletas e bengalas. Além disso, a Fisioterapia atua também junto à equipe multidisciplinar no Grupo de Cuidadores, promovendo orientações aos familiares quanto ao processo de reabilitação do paciente, tornando-os mediadores e multiplicadores de informações para um atendimento cada vez mais humanizado.

O serviço de fonoaudiologia do HRC atua nas unidades de internação adulta e infantil bem como no ambulatório com
os pacientes egressos. Atua na equipe multiprofissional buscando a integração dos vários profissionais viabilizando as práticas assistenciais individuais e coletivas.

Na área neonatal atua diariamente e ativamente no contexto de desenvolvimento do recém-nascido, intervém na evolução da função da alimentação, principalmente com os bebês que apresentam dificuldade de sucção/ deglutição e prematuros – que na maioria das vezes fazem uso de sonda para alimentação – preparando-os para o aleitamento materno.

A fonoaudióloga participa do “Grupo de Orientação às Mães do Alojamento Conjunto”, que tem como principal objetivo apoiar, promover e incentivar o aleitamento materno exclusivo.

Busca prevenir, detectar e minimizar possíveis alterações neuropsicomotoras, bem como a detecção precoce da deficiência auditiva, realizando o exame de Emissões Otoacústicas (Teste da Orelhinha) em todos os bebês nascidos no HRC, durante a internação e/ou em retorno ambulatorial quando necessário.

Realiza ainda triagem fonoaudiológica nas enfermarias, para detectar alterações de deglutição, linguagem, fala e voz.  Diante de alguma alteração é realizada avaliação clínica e se necessária avaliação objetiva, através da videofluoroscopia da deglutição, que proporcionam o diagnóstico precoce e a escolha de melhores opções terapêuticas e clínica.

Visando a melhora de qualidade de vida e a redução de potenciais complicações, são realizadas orientações fonoaudiológicas aos acompanhantes nos leitos e através do programa de promoção de educação e saúde, denominado “Grupo de Cuidadores”.

Os pacientes que no momento da alta hospitalar ainda necessitam de acompanhamento fonoaudiológico na área de disfagia, são encaminhados para atendimento ambulatorial.

A Assistência Farmacêutica do HRC atua de forma transdisciplinar e atende as necessidades do paciente, prevenindo a ocorrência de eventos adversos e priorizando o cuidado integral. Adota como estratégia a garantia da segurança do paciente e qualidade da assistência. 

O farmacêutico clínico atua em equipe multidisciplinar, na discussão de casos clínicos, nas visitas diárias aos pacientes nas Unidades de Internação e no Grupo de Cuidadores. Realiza triagem de risco dos pacientes, a busca ativa de reações adversas a medicamentos – RAM e faz intervenção nas prescrições, considerando os aspectos de legibilidade, indicação, via de administração, dosagem, aprazamento, diluição, incompatibilidade e possibilidade de substituição do medicamento. Avalia também o risco de ocorrência de interações medicamentosas, inclusive fazendo a Reconciliação de medicamentos. Para garantir a continuidade dos cuidados realiza a orientação de alta individualizada a pacientes com previsão de uso prolongado e simultâneo de vários fármacos.  

 A gestão de medicamentos utiliza vários instrumentos para garantir a qualidade e segurança dos processos, tais como a padronização, a avaliação e qualificação de fornecedores, a gestão de estoque para redução de custos, segurança no armazenamento, dispensação de dose unitarizada e controle da dispensação com dupla checagem da Enfermagem/Farmácia como uma das barreiras para minimizar erros na administração dos medicamentos.

Acrescenta-se a estas iniciativas voltadas à redução do risco de eventos adversos associado a medicamentos o Controle de Validade de Medicamentos, a total Rastreabilidade das Drogas, que garante a identificação do produto suspeito de causar a RAM, identificação de LASA, Farmacovigilância, Tecnovigilância, monitorização dos Medicamentos de Alta VigilânciaPolifarmáciaGuia de Aplicação Medicamentosa e os indicadores estratégicos como a Conformidade na Dispensação de Medicamentos, Intervenção na Prescrição Médica Notificação de Reação Adversa por Saída Hospitalar.

O atendimento nutricional inicia-se com uma visita ao paciente para identificar os hábitos alimentares, preferências, aversões e alergias buscando prestar um atendimento humanizado. A Triagem Nutricional é realizada nas primeiras 72 horas de internação com o objetivo de classificar os pacientes quanto ao nível de assistência nutricional. Esta classificação permite conhecer o risco nutricional e realizar uma intervenção precoce uma vez que estudos científicos evidenciam elevadas incidências de desnutrição hospitalar. Como o risco nutricional nos pacientes de nível terciário de assistência é maior, a equipe da Equipe Multidisciplinar em Terapia Nutricional – EMTN realiza a Avaliação Nutricional para determinação das necessidades calóricas, proteicas e determinação de ações complementares. Estas ações são monitoradas por indicadores estratégicos, dentre os quais destacamos os de Avaliação Nutricional em Pacientes submetidos à Dieta Enteral e Retorno de Dieta Enteral.

Durante a internação a equipe multidisciplinar realiza reuniões com grupos de pacientes e acompanhantes, para esclarecimentos sobre condutas e orientações para a alta. A abordagem valoriza a “Inclusão do Cuidador na Assistência Nutricional e Fonoaudiológica ao Paciente Após Alta Hospitalar”, trabalho este vencedor do Primeiro Lugar do Prêmio Ideia Saudável na categoria “Organização do Serviço” em 2009. No momento da alta os pacientes com nível terciário de assistência são orientados individualmente sobre a dietoterapia a ser seguida, neste momento os pacientes que ainda se encontram em fase de reabilitação são encaminhados ao ambulatório de nutrição para a continuidade da assistência.

O Serviço Social no HRC tem como principais norteadores da sua prática a universalidade, a atenção integral e a equidade. Para a efetivação e fortalecimento desta linha de atuação, implantou uma metodologia de Classificação de Risco Social. Esta abordagem inicia-se na recepção do HRC que realiza o controle de classificação de risco identificando e informando eletronicamente ao serviço social os casos de maior risco. Posteriormente na atuação da equipe junto aos pacientes é realizada a classificação de risco de forma individualizada. Esta atuação tem o objetivo de identificar os casos prioritários garantindo assim a realização do Acolhimento Social e uma assistência qualificada. O serviço social, na Equipe Multiprofissional, atua na atenção integral ao paciente, oferecendo também suporte na mediação e solução de demandas junto aos pacientes e familiares. 

Em março de 2009 o HRC passou a ser referência para Atendimento às Vítimas de Violência Sexual da região. Neste modelo de atenção o Serviço Social é o principal articulador da equipe e de todo o atendimento prestado às vítimas. O resultado desse trabalho, que tem como norte a perspectiva Transdisciplinar, foi publicado no último Congresso Nacional de Serviço Social em Saúde, em abril de 2010, no artigo “A Transdiciplinaridade no Atendimento às Vítimas de Violência Sexual“.

É dentro deste contexto que o Serviço Social do HRC contribui para o aprimoramento e consolidação do Sistema Único de Saúde.