Institucional

HRC e a Comunidade

Para o Hospital Regional de Cotia a relação com a comunidade é uma das premissas fundamentais que norteiam todas as decisões e ações da instituição, é essência da nossa Cultura Organizacional disseminada por meio da Missão: Defender a saúde e contribuir para o aprimoramento do SUS,” nos Valores: Ética, Dignidade no Atendimento e no Trabalho, Pioneirismo e Inovação, Excelência e Economicidade e Compromisso com a Comunidade e sustentabilidade.

 

É, portanto neste ambiente que além das atividades já previstas no atendimento à saúde da população o HRC quer estreitar os laços com a comunidade promovendo espaços de troca conhecimentos e desenvolvimento de ações de Responsabilidade Sócio Ambiental que contribuam para a qualidade de vida e o exercício da cidadania

Responsabilidade Social

Para termos um planeta limpo e com pessoas vivendo dignamente, é preciso desenvolver uma nova cultura onde todos são responsáveis pela conservação da dignidade humana e dos recursos naturais.

No HRC, promovemos uma Política Ambiental baseada no envolvimento dos colaboradores como agentes pró-ativos e conscientes do seu papel social. As principais ações são:

Mercúrio: O Mercúrio presente nos termômetros e esfigmomanômetros foram os primeiros a serem substituídos. Com esta medida em setembro de 2008 obteve-se “Menção Honrosa Hospital Livre de Mercúrio” concedida pelo Ministério do Trabalho
Lâmpadas fluorescentes: As lâmpadas fluorescentes contêm em sua composição vapores de mercúrio, porém ainda não existe no mercado tecnologia mais limpa que possa substitui-las, deste modo é recomendável o correto armazenamento e descarte. Nesse sentido foi adquirido container para armazenamento das lâmpadas impedindo o rompimento das mesmas mitigando a contaminação do ambiente e das pessoas.

Pilhas: As pilhas e baterias que contém metais pesados também foram acondicionadas em container próprio e são enviadas para reciclagem.

Efluente: Em outubro de 2008 foi implantado o Sistema PACS que digitaliza os resultados radiológicos, eliminando a revelação e consequentemente seus efluentes. Outro sistema para diminuir os resíduos foi utilizado na mamografia que é a estação de tratamento capaz de recuperar a prata e neutralizar os efluentes que podem ser lançados na rede de esgoto sem prejuízo da vida aquática.

 

Ácido Peracético: O glutaraldeido utilizado na desinfecção dos equipamentos do Serviço de Endoscopia foi substituído por ácido peracético. O ácido peracético é um produto com baixa toxicidade e pode ser manipulado sem riscos ao homem e meio ambiente.

  • Implantação de check list pelo Serviço de Manutenção Predial para monitoramento do consumo de água, medida que possibilita detectar vazamento sendo prontamente corrigidos, evitando desperdício de água.
  • Substituição gradativa de bacias sanitárias acionadas por válvulas, que consomem 10 a 30 litros de água/acionamento, por bacias sanitárias com caixa acoplada que gastam 6 litros de água/acionamento.
  • Instalação de torneiras automáticas ou com células fotossensíveis.

  • Desde junho de 2009 é feita a Coleta Seletiva de Resíduos Recicláveis, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cotia, que recolhe o papel e o plástico.
  • Coleta de 40 litros/mês de óleo de cozinha é destinada a reciclagem, contribuindo para diminuir a contaminação das águas.
  • Implantação de ações administrativas para o controle de cópias reprográficas possibilitando a redução do gasto com papel, tinta e energia elétrica.
Por estas iniciativas, o Hospital conquistou, em 2008, uma Menção Honrosa concedida pelo Ministério de Trabalho pela eliminação dos equipamentos contendo mercúrio e, em 2009, o selo “Amigo do Meio Ambiente”, concedido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Em 2010, o hospital foi premiado com o projeto “Ampliação da Assistência à Saúde Preservando os Recursos Naturais”.
Em 2012, o projeto “Gestão de Resíduos Químicos: Implantação de Medidas de Qualidade” também foi premiado. Em 2013, o hospital recebeu menção honrosa com o projeto “Impacto ambiental da implantação de sistemas de gerenciamento hospitalar na área de diagnóstico por imagem”.

O HRC tem como missão defender a saúde da comunidade e contribuir para o aprimoramento do Sistema único de saúde. Para atingir esta estratégia   tem buscado a articulação com a sociedade civil e a rede de atenção básica com participação nas reuniões dos Conselhos Municipais de Saúde e da Mulher nos municípios de referência. Atua também como membro convidado quando da realização das Conferências Municipais de Saúde.

 

Na implantação do primeiro Serviço de Referência ao Atendimento de Violência Sexual da região em março de 2009 o HRC articulou reuniões com os agentes da rede Sócia assistencial regional por serem elementos chaves na identificação dos casos, condução e finalização do atendimento.   Os encontros realizados fortaleceram o programa que ganhou visibilidade junto à comunidade que tem buscado o atendimento médico e psicossocial, estabelecendo relação de confiança e vínculo.